o nosso processo

A unidade fabril da Racentro é um exemplo de modernidade e eficiência, totalmente automatizada e equipada com tecnologia de ponta. O nosso processo produtivo é minuciosamente monitorizado, garantindo as propriedades nutricionais dos ingredientes, a apresentação física adequada a cada referência, a otimização do processo e a rápida deteção de problemas.

Na Racentro, recorremos ao tratamento térmico do tipo HTST (High Temperature Short Time), um método mecânico, no qual, as rações são sujeitas e altas pressões e temperaturas por um breve período de tempo, induzindo mudanças significativas em sua forma, estrutura e composição. Através da intensa ruptura e mistura estrutural proporcionada pela extrusão, facilitamos reações complexas que, noutros contextos, seriam limitadas pelas propriedades funcionais dos ingredientes.

A extrusão combina calor, humidade e ação mecânica para modificar profundamente matérias-primas. Este processo cimenta, mais uma vez, o nosso compromisso contínuo com a segurança alimentar e a excelência na produção de alimentos de qualidade superior.

Na Racentro, a precisão e a avaliação criteriosa das matérias-primas e dos alimentos para animais são os pilares da nutrição e da qualidade que oferecemos.

Fazemos um controlo rigoroso de todas as matérias-primas, realizado por meio de diversas técnicas analíticas. Estas técnicas permitem monitorizar parâmetros essenciais em termos de qualidade nutricional e segurança alimentar, o que nos garante a produção de alimentos consistentes que impulsionam um desempenho animal superior. Essa excelência não só impacta diretamente a rentabilidade do negócio, como também contribui para a sua sustentabilidade a longo prazo.

A moagem é uma etapa vital no processo de produção da ração. A moagem reconfigura o produto final, é nesta etapa que os grãos são transformados em partículas de diferentes tamanhos, e por isso merece atenção especial afim de garantir eficiência e qualidade.

Por isso, na Racentro usamos Moinhos de Rolos, porque asseguram partículas moídas uniformemente, ampliando a superfície para otimizar reações químicas e enzimáticas. A granulometria uniforme melhora a homogeneidade da mistura, evita separação de ingredientes e aprimora a peletização, se necessário. Além disso, minimizam a produção de finos.